Por muito tempo tinha-se o pensamento que a área de construção civil era apenas para homens, um espaço majoritariamente masculino, porém com o passar dos anos, as mulheres vem conquistando seu espaço no mercado de trabalho, em cursos profissionalizantes e em faculdades para se tornarem engenheiras civis.
Mudanças estão sempre presentes em todos os cenários e o mercado de trabalho não é diferente, um ambiente rotativo, repleto de tendências, abriu oportunidades que antes nem se imaginavam, dando espaço para que mulheres pudessem mostrar todo o seu potencial. O aumento da procura de mulheres pela área de construção civil é significativo, são mais de 200 mil mulheres em escritórios de engenharia, indústrias e até mesmo dentro do canteiro de obras.
Porém, mesmo com todo o avanço e um número grande de mulheres engenheiras, ainda existe preconceito dentro de salas de aula e no ambiente de trabalho. Muitas ainda sofrem discriminação e são desacredidatas por uma parcela que ainda pensa que construção civil é serviço para homens, ainda mais quando a escolha dela é querer atuar dentro do canteiro de obras, ou exercendo algum outro serviço mais pesado.
Mas, elas se mostram cada dia mais competentes em suas áreas de atuação, seja em escritórios, mexendo com papeladas ou colocando a mão na massa, ajudando a levantar alguma obra. Mesmo ainda existindo uma certa resistência na contratação, quem o faz nota a qualidade e comprometimento, pois se mostram mais detalhistas, cuidadosas e atentas aos acabamentos de seus serviços.
Atualmente, os cursos profissionalizantes estão tornando o mercado de trabalho mais acessível e para ajudar as mulheres nessa caminhada até a sua profissionalização, existem diversos programas de capacitação na área de construção civil, com destaque para o Projeto Mão na Massa, do Rio de Janeiro, e a ONG Mulher na Construção, do Rio Grande do Sul.
Além disso, a democratização da informação está possibilitando que muitas mulheres trilhem seu próprio caminho, ajudando outras mulheres. Por meio de tutoriais na internet, elas encontraram uma forma de mostrar seu trabalho e dessa forma ensinam e também divulgam sua prestação de serviço.
Hoje temos mulheres fazendo muitos serviços que antes só os homens sabiam e faziam, como os populares serviços de “marido de aluguel”, como pequenos reparos, alguma instalação elétrica, serviços de pintura, aplicação de azulejos. Isso traz mais oportunidade e segurança, pois as mulheres podem contar com outras mulheres.
Mulheres capacitadas para o mercado de trabalho não faltam, o que falta é a mudança de consciência, para que cada vez mais mulheres sejam contratadas na área da construção civil, tenham seus serviços valorizados, oportunidade de crescimento e salários mais justos.
A construção civil é uma área muito ampla, com diferentes setores de atuação e múltiplas oportunidades de evolução e crescimento, por isso é importante que as mulheres continuem insistindo e ocupando esses espaços. Além disso, é importante ter formação continuada, aprender sobre todas as mudanças, tendências e as novas tecnologias desse mercado de trabalho.
Está procurando por soluções em construção civil? A MV #Engenharia de Soluções é uma empresa de engenharia que atua no mercado há mais de 20 anos e é especialista nos segmentos comerciais, residenciais, hoteleiros e muitos outros. Somos uma empresa comprometida em entregar serviços de qualidade com excelência e respeitando os prazos.
Para mais informações, entre em contato conosco.